Pela democracia, liberdade de expressão e de ir e vir em Cuba. Liberdade para os presos políticos cubanos.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Resposta do Senador Eduardo Suplicy

Assunto: RES: meu problema para entrar em Cuba
De: Secretaria do Gabinete Eduardo Suplicy (SECSUPLICY@senado.gov.br)
Data: Segunda-feira, 23 de Abril de 2012 11:44
Prezado Juan,

Acuso o recebimento de sua correspondência e agradeço a deferência.

Cuba possui soberania para tomar as decisões que desejar e como Senador da República do Brasil não tenho como interferir nesta seara.

Espero poder contar com sua compreensão.

O abraço,
Senador Eduardo Suplicy

De: Juan López Linares [mailto:jlopez@usp.br]
Enviada em: terça-feira, 10 de abril de 2012 09:20
Para: Sen. Eduardo Suplicy
Assunto: meu problema para entrar em Cuba

PrezadoSenador Eduardo Suplicy:

Mais uma vez me dirijo ao senhor pedindo sua ajuda em relação ao meu problema para entrar em Cuba. Na oportunidade anterior pude entrar e sair de Cuba sem problemas, em boa medida graças ao seu apoio.

Pode encontrar uma copia do meu passaporte cubano na página com o selo que me autorizava a regressar a Cuba emhttp://stoa.usp.br/jlopez/files/-1/7636/Habilita%C3%A7%C3%A3o+do+passaporte.jpg. No dia 26 de Março recente recebi uma ligação do consulado cubano me comunicando que minha permissão para viajar a Cuba tinha sido cancelada no dia 19 de Março. Esta informação foi confirmada posteriormente via e-mail por uma funcionária do governo cubano que assina com o nome de Lazara (copias dos e-mails em http://insoniacubana.blogspot.com.br/2012/04/e-mails-enviados-pelo-consulado-cubano.html).

Na conversa telefônica e posteriormente por e-mail solicitei que me seja comunicado oficialmente por correio postal o cancelamento da permissão, mas a funcionária adiantou que não é prática do consulado fazer isso. A resposta do consulado cubano também não explica os motivos pelos quais não se me permite visitar a minha família em Cuba.

Meus pais moram em Cuba e estão os dois com idades avançadas e diversas doenças. Em especial, minha mãe sofre de hipertireoidismo e teve uma crise violenta quando soube que não poderia mais viajar a Cuba.


Como bem sabe, o artigo 13(2) daDECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS disse que: Toda pessoa tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar. O governo de Cuba é signatário desta declaração.
Em minha opinião, a tática da ditadura cubana de impedir a entrada a seus próprios cidadãos é um ato de extrema crueldade, inumano e degradante e deve ser condenado em todos os fóruns.

Seguem os dados do Consulado Geral de Cuba em São Paulo – SP:
R. Cardoso de Almeida, 1991 - Sumaré, Cep: 01251-001
Tels: (11) 3873-4537 / 2800
Fax: (11) 3864-5052
Expediente - de segunda a quinta-feira, das 9:30 às 12:30h
Na oportunidade reitero protestos de estima e consideração e fico a disposição para futuros esclarecimentos,
---
Prof. Dr. Juan López Linares
FZEA-USP, D. de Ciências Básicas,
Av. Duque de Caxias - Norte, 225,
Jardim Elite, Pirassununga, SP,
13635-900, BRASIL
E-mail: jlopez@usp.br
Phone: 55 (19) 3565 4361
Fax: 55 (19) 3565 4117
FZEA-USP: http://www.usp.br/fzea
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário